Oposto de Neymar, Robinho e Diego, relembre “Meninos da Vila” que fracassaram
O Santos é notório por revelar craques para o mundo da bola. Neymar, Rodrygo, Diego, Ganso, Gabriel Barboso, Elano, Renato, Robinho são só alguns dos nomes que saíram da base do Peixe. Os “Meninos da Vila” são marcados pela sua técnica e habilidade, algo remanescente no Alvinegro Praiano desde a “Era Pelé”. No entanto, não são todos que saem da base santista e dão certo. Até mesmo aqueles que são considerados “promissores” podem acabar não atingindo seu potencial. Relembre oito nomes da base santista que fracassaram após irem para o time profissional.
8 – Tiago Luis
Tiago subiu para o profissional do Santos em 2008, e carregava o apelido de Messi brasileiro, dado pelo jornal espanhol “Marca”. A alta expectativa não fez bem ao garoto, que nunca atingiu seu potencial e sequer chegou perto de jogar como Messi. Saiu da Vila em 2009, e atualmente se encontra no Cascavel, do Paraná.
7 – Geovane Lobo
Geovane era considerado uma das grandes promessas da base santista. Com ínumeras convocações para as seleções brasileiras de base, Geovane tinha “potencial para ser melhor do mundo”, segundo o ex-treinador do Arsenal, Arséne Wenger.
Ele foi para o clube londrinho para um período de treinos, mas um imbróglio judicial impediu uma possível transferência. Desde então, Geovane sequer chegou perto de jogar o que era esperado. Hoje, está no Rio Branco, do Espírito Santo.
6 – Neilton
Um nome bem conhecido no futebol brasileiro, mas que até hoje não conseguiu atingir seu potencial. Neilton tem passagens por clubes como São Paulo, Cruzeiro e Internacional, mas nunca deixou uma boa impressão onde atuou. Hoje, se encontra no Coritiba.
5 – Victor Andrade
Victor Andrade era considerado o “novo Neymar” quando atuava nas categorias de base santistas, despertando interesse de clubes europeus com frequências. Mas quando chegou ao time profissional, não correspondeu. Teve passagens por clubes da Europa, como Benfica, Estoril e Vitória, de Portugal, mas também não se firmou. Atualmente, Victor está no Vila Nova.
4 – Renatinho
Famoso pelo apelido de “novo Robinho”, a trajetória de Renatinho no profissional do Santos foi meteórica. Em 2007, anotou dois gols no jogo de volta da semifinal da Libertadores de 2007, contra o Grêmio. No entanto, não conseguiu se firmar nas temporadas seguintes e acabou deixando o clube. Hoje, está no Linense.
3 – Giva
Segundo Muricy Ramalho, Giva era o “parceiro de Neymar”. Em 2013, foi envolvido na venda de Neymar para o Barcelona, com o time espanhol adquirindo prioridade na compra do atleta quando ele saísse do Santos. Porém, Giva não apenas chegou ao Barcelona como tampouco chegou a um clube europeu.
Com passagens por clubes de menor expressão, Giva se encontra atualmente no Retrô, de Pernambucano.
2 – Alemão
Alemão subiu para o profissional do Santos ao lado de Tiago Luis e Ganso, e era considerado uma grande promessa. Saiu pela porta dos fundos do clube em 2008, quando entrou na Justiça para ganhar o direito de fechar com a Udinese, da Itália.
No entanto, a carreira de Alemão na Europa não deu certo, e hoje, se encontra sem clube após ter seu contrato encerrado com o Confiança, de Sergipe.
1 – Jean Chera
Provavelmente o fracasso mais notório da base santista. Jean Chera chegou a ser apontado como nova joia do Santos com apenas 10 anos de idade. Saiu do clube por conta de discordâncias contratuais com o clube e nunca achou seu futebol em outros times. Com passagens por inúmeras equipes de menor expressão, Jean é atualmente Pro Player de FIFA do São Caetano.